11.4.07


O Futebol de Mesa Gaúcho ainda é um clube fechado. Não é da sua cultura o debate aberto sobre suas dificuldades. Não raro se classifica de polemista, no mínimo, quem se arrisca a tal. Mas desde que coloquei o site Gothe Gol na Internet em agosto de 2003, através do http://www.gothegol.hpgvip.com.br/ , o fiz com a proposta de espaço para a divulgação e o debate das coisas do esporte. Falo desde então que não é mais suficiente para o Futmesa local, a execução correta de seu calendário anual, com a realização de competições irreparáveis nas suas organizações. Tenho dito que contra a diminuição visível do seu número de praticantes, é necessário uma política oficial e institucional de divulgação e a elaboração e aplicação de um projeto de renovação e incentivo que atinja os jovens principalmente e jogadores de todas as idades, porque existem muitos perdidos por aí que poderiam retomar o jogo.

Mas outro item agora se soma às necessidades de revisão de tudo aquilo que vive hoje o nosso esporte, por ocasião da distribuição de vagas para o Estadual de rápidos (liso), que acontece no mês de maio nas dependências do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Mesmo que neste caso o regulamento das competições esteja sendo observado à risca, o fato dos Gremistas que serão sede do campeonato, serem agraciados com quase o mesmo número de vagas que uma ou outra entidade que sabidamente contam com pouquíssimos praticantes da modalidade e sequer um campeonato regular, um campeonato além do papel, é no mínimo motivo para uma boa reflexão dos critérios estabelecidos.

Vou além, motivo para a revisão de direitos e de critérios para registro e principalmente, para o funcionamento das entidades junto a Federação, para evitar a existência de apêndices, que muito bem poderiam estar integrados a Associações com atividades reais. O uso do artifício em questão para a garantia de vagas nas competições oficiais não é privilégio dos rápidos e acontece nos cavados, a tempo não é nenhuma novidade, é do conhecimento de todos.

Mas em contrapartida é uma questão que pode ser facilmente revisada se houver boa vontade política neste sentido, uma assembléia está aí às portas por ocasião do Estadual Sênior e Júnior, ou poderá ser na próxima.

O Futebol de Mesa não perde espaço apenas para os jogos eletrônicos e de computador, perde espaço fundamentalmente por esta insistência de não renovar seus conceitos. Se o colunista estiver enganado em tudo que relatou e comentou, teremos agora mais inscritos no Júnior do que no Sênior no Estadual de Guaíba do próximo final de semana.

Lembro de um aniversário recente da Federação onde foram gravados depoimentos emocionados, justificadamente, sobre a trajetória da Federação e do esporte no RS, teve botonista que chorou de emoção. O que temo se nada for feito, é que por ocasião de mais um aniversário histórico, tenhamos depoimentos a serem gravados ainda mais emocionados, a respeito de um esporte que por inércia não se praticará mais. Motivos para chorar não faltarão.

Marcadores:

4 Comments:

  • Parabéns pela coragem de tocar no tema da manipulação, mesmo que legal, das vagas nos campeonatos. Não vou me identificar para não me indispôr com os figurões que a anos tocam a coisa. Vou estar em Guaíba e não quero problemas.

    By Anonymous Anônimo, at 12:25  

  • Para distribuição das vagas é necessário um ranking definido. Como esta será a segunda edição do estadual de lisos, o ranking bienal por entidades não está concluído. Vale lembrar que mesmo que ainda não exista um ranking, existe uma entidade que estará sediando o campeonato e suas vagas merecem ser respeitadas.

    By Anonymous Anônimo, at 14:58  

  • Vou partcipar do campeonato em Guaíba por merecimento e desempenho ao longo dos anos. Entretanto, o colunista só participará por ter maior idade entre os participantes. Não joga nada, ganhou a vaga pela insistência.

    By Anonymous Anônimo, at 16:11  

  • Merecimento em campeonato de velharia. Conta outra Rui ! E se passar Grecin tá fora ? ha,ha,ha,ha,ha,ha,ha,...

    By Anonymous Anônimo, at 16:53  

Postar um comentário

<< Home


Google